terça-feira, 10 de julho de 2012

No ultimo post nós falamos a respeito dos dragões, e durante nossa pesquisa, outra lenda chamou nossa atenção, a lenda da Fênix.




Segundo a mitologia grega, a Fênix é uma ave imortal, pois quando chegava ao final do seu ciclo de vida entrava em combustão e renascia das cinzas do seu antigo corpo.


Bennu
Fenix e ChamasAcreditasse que o mito da fênix é baseado no mito de Bennu, uma ave parecida com uma garça e que habitava o Egito e que ao completar o seu ciclo de vida voava para a cidade de Heliopolis e pousava sobre a pira do templo do deus Rá, e la ateava fogo em seu ninho e se deixava consumir pelas chamas para depois renascer das cinzas.

Os gregos diziam que a ave teria penas brilhantes vermelhas e douradas e que teria um porte igual ou pouco maior que uma águia, já sobre seu ciclo de vida as ideias eram divergentes, pois o poeta grego Hesiodo dizia que a ave vivia nove vezes o tempo de vida de um corvo, outros escritores diziam que seu ciclo de vida durava exatamente
500 anos e outros calculos gregos diziam que
seu ciclo durava 97200 anos.
Ao completar o seu ciclo de vida construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cuhas chamas morria queimada e das cinzas renascia uma nova fênix que colocava os restos de sua progenitora em um ovo de mirra e voava até a cidade egípcia de Heliópolis, onde colocava os restos no altar do deus Rá.
Tambem era dito que suas cinzas tinham o poder de ressucitar os mortos e até mesmo imperadores se renderam ao mito, tal que Heliogábalo decidiu comer a carne da fênix buscando a imortalidade, e comeu uma ave-do-paraiso que lhe foi enviada como uma fênix, algo que não lhe serviu muito, ja que pouco tempo depois ele foi assassinado.

Apesar do mito ter ganho grande força com os gregos, pesquisadores acreditam que o mito tenha surgido no oriente e foi adaptada pelos sacerdotes egípcios de modo a simbolizar a morte e o renascimento de Rá.

Outra visão da lenda é a dos Persas, o poeta Farid Al-Din Attar diz em seu poema que a ave vive na Índia, e que possui um bico muito longo e duro com centenas de orifícios perfurados como uma flauta e que cada abertura de seu bico faz uma melodia diferente e quando ela canta todos os animais se agitam com sua melodia e ao termino dela entram em profunda tranquilidade. A Fênix vive mil anos e quando chega a hora de sua morte constrói uma pira com lenha e folhas de palmeira a sua volta e entoa uma triste melodia, que faz com que todos os animais se reúnam ao seu redor e com tamanha tristeza morrem com seus corações ensanguentados perante a triste cena.



A Fênix nos Dias Atuais


Ikki de Fenix
No mangá Cavaleiros do Zoadiaco de Masami Kurumada o cavaleiro Ikki representa a constelação de Fênix e como na mitologia sua armadura mesmo destruida se restaura sozinha das cinzas e no universo de Cavaleiros do Zoadiaco Ikki é o unico cavaleiro possuidor do nono sentido, que o torna imortal assim como a Fênix.
Seu golpe mais Forte é a Ave Fênix, que dispara uma rajada de vento e chamas simulando o bater de asas de uma Fênix jogando longe seu alvo e queimando toda a área ao redor do ataque com as bolas de fogo lançadas pelo turbilhão.
Fenix Harry Potter
Na série Harry Potter a Fênix tem a mesma origem da mencionada na mitologia e é um animal raro o qual o Ministério da Magia o classifica como XXXX, exigindo conhecimentos especializados para o cuidado da criatura. Na série a fênix possui as habilidades de aparecer e desaparecer em rajadas de chamas, suas lágrimas possuem qualidades regenerativas sendo o único remédio conhecido contra o veneno de basiliscos e seu canto causa a sensação de coragem nos que possuem um bom coração e amedrontam os maus. 

Fenix Marvel
Em X-men a Fênix aparece não como criatura, mas sim como uma força primordial, uma entidade cósmica tão antiga quanto o universo, sendo uma manifestação imortal, indestrutível e mutável da principal força universal da vida. No Omniverso a Fênix esta presente em qualquer realidade e é a maior e mais temida força existente tendo o poder de cortar, regenerar ou destruir qualquer parte do universo. No inicio a Fênix não possuía forma mas a milhares de anos quando visitou a terra conheceu um mago chamado Feron que idolatrava a ave mitológica, e assim ela assumiu a forma da ave flamejante.

A Fênix da Marvel Comics esta presente sempre em um hospedeiro e possui os poderes de explosão de energia concussiva, absorção de energia, teletransporte cósmico, pirocinese, ressurreição e é detentora da força da vida.








A Fênix sempre foi meu animal mágico favorito graças a uma infância regada a CDZ, e para terminar esse post deixo somente uma pergunta:

Qual o seu animal mágico favorito?








__________Não deixe de conferir também, o melhor da blogosfera_______

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!


Category

12 de Junho (1) 2012 (3) 20th century boys (1) ação magazine (1) acústico (1) Adon (1) Animes (5) Apocalipse (2) Apocalipse Zumbi (1) Artes Marciais (2) Assustador (3) asteroides (1) Astroboy (1) ataque biológico (1) atividade solar (1) Aventura (1) AZ (1) Bandai (1) Battlefield 3 (1) Bear Grillys (1) beattles (1) Bennu (1) Billy Bat (1) Bugs (1) Capoeira (1) CDZ (1) Christie (1) Comédia (1) Comida (1) Coming Soon (5) covers (1) Curiosidades (10) Dc Universe (2) Desciclopediando (1) Desenhos (1) dia dos namorados (1) Diablo III (1) Dohvakin (1) Doom (1) Doomfield 3 (1) Dragões (2) Dragon Ball Z (2) DragonBorn (1) Ecchi (1) Eddy (1) espaguetização da terra (1) Esporte (1) extraterrestre (1) Fantástico (1) Fênix (1) Filmes (4) fim do mundo (1) FPS (1) Game of the Year (1) Game of Thrones (2) GamePlay (5) Games (22) Gintama (1) Gostosas (1) guerra nuclear (1) Harry (1) Heróis (1) Humor (30) idiocracia (1) Imagens (2) infância (1) inversão de polaridade (1) Jinrei (1) Joe (1) Jogos (3) Just Cause 2 (1) Ken (1) Kinect (1) KOF (1) Kung fu (1) lançamentos (3) Left4dead (1) Lei (1) Lendas (1) Luta (5) Malditos Estagiários (1) Manga (1) mangá (1) mangá brasileiro (1) Mangás (1) Marvel (3) Master Keaton (1) Max Payne 3 (1) Medal of Honor (1) Mitos (1) Monster (1) Muay Thay (1) Mulheres (2) música (1) namorados (1) Naoki Urasawa (2) naopodecast (14) Naruto (1) Naruto Shippuden (1) Ninjutsu (1) O Seu Amiguinho (1) Personagens e seus estilos de luta (4) Phoenix (1) planeta x (1) Plataforma (1) PlayerTres (4) Pluto (1) podcast (1) Poderes (1) Potter (1) Q.I (1) raios gama (1) Rap (1) Resident Evil (1) Ryu (1) Saint (1) Seiya (1) Sket Dan (1) Sket Dance (1) Skyrim (3) Spider Man (1) Street Fight (2) Super-Herois (4) Superpoderes (3) Taekwondo (1) Tecnologia (3) Tekken (4) Teoria dos Jogos (4) The King of Fighters (1) The Walking Dead (1) the wonders (1) Tipos de Q (1) trailer (3) TWD (1) Urasawa (1) Urso (1) Videos (7) web arte (3) WTF?? (4) Wushu (1) X-Box (1) X-men (1) Yawara (1) Zumbi (1) Zumbis (3)